O restaurante localizado na avenida Princesa D’Oeste está alterando sua localização, apesar de ainda se manter na mesma avenida. O objetivo do estudo é buscar as melhores regiões para divulgar o restaurante e os novos produtos que serão inclusos, para aumentar o fluxo de vendas.

A primeira análise realizada foi a de mapear os pontos de venda do restaurante - processo de Customer Spotting - para extrair a Área de Influência (AI) do empreendimento.

Isso permite entender até onde os clientes estão dispostos a ir para consumir no restaurante, um fator definido pela relação entre tempo de deslocamento e o produto ofertado. A AI primária é a área geográfica onde ocorrem 80% ou mais das vendas, a AI secundária ocorre entre 15 e 20%, e a terciária abarca vendas esporádicas, de clientes que tendem a comprar uma única vez.  

Essa análise é crucial para focarmos os estudos e já irmos segmentando as regiões inválidas para direcionamento de campanhas de marketing, por exemplo, visto que uma divulgação fora da zona em que os clientes estão dispostos a se locomover traria pouco ou nenhum resultado.

O mapeamento dos pontos de venda é interessante também para analisarmos as regiões com maiores concentrações de venda (tons em vermelho) e as regiões com nenhuma venda (azul escuro ou sem cor).

E ao cruzarmos com mapeamentos sociodemográficos, podemos identificar o perfil da população de entorno do restaurante e da população onde a alta concentração de vendas é notada.

Por exemplo, ao redor do restaurante, a população predominante possui renda entre 3 e 5 e 5 e10 salários mínimos, com certo equilíbrio entre homens e mulheres, mas pendendo mais para a presença do público feminino. Além disso, a idade que predomina está entre 41 e 60 anos, e alguns bairros, como a região do Parque Prado, possuem uma elevada concentração demográfica.

Esses cruzamentos permitem identificar o perfil das áreas que o restaurante está tendo bons resultados, e assim, identificar áreas com perfil similar e que o restaurante ainda tem pouca presença de vendas.

Isso abre uma ótima oportunidade de desbravamento.

Dentre outras regiões identificadas, tomemos a região do Parque Prado como exemplo, e podemos perceber que a população possui baixíssimo atendimento de restaurantes, além da alta concentração populacional e um ótimo perfil a ser trabalhado.

Parque Prado

Resultados

As análises permitiram direcionar as campanhas de marketing para localidades com bom potencial (perfil da população dentro do público-alvo e pouca concorrência), mas com poucas vendas.

Abriu a possibilidade para criar campanhas estilizadas para cada perfil de cada região. Por exemplo, uma região com a presença elevada de um público feminino mais jovem, pode ser alvo de uma campanha especial, com características e promoções que atraiam essas pessoas.

​​​

Case