Geomarketing

É uma metodologia capaz de gerar Inteligência de Mercado aliando a Inteligência Geográfica no processo. Nascida da união do Marketing e da Geografia, temos a inserção de análises espaciais no marketing, produzindo análises socioeconômicas e mercadológicas para diferentes regiões de interesse da empresa (estado, cidades, bairros).

Buscando abordar alguns dos principais pontos do marketing (produto, preço, distribuição e comunicação) de forma geográfica, o geomarketing permite que os decisores das empresas visualizem estratégias de marketing para cada uma de suas regiões de atuação. Portanto, o geomarketing nasce com o objetivo de produzir informações de mercado úteis para os decisores das empresas investirem com mais segurança e embasamento sobre as condições atuais do mercado em que suas empresas estão inseridas.

Mapeamento de empresas de interesse para busca de novos clientes

Maplist

É um produto excelente para quem quer começar a explorar o potencial das análises de mercado que fazem uso da Inteligência Geográfica. O Maplist é uma ótima solução para fornecer dados de empresas atrelado à localização geográfica, permitindo criar estratégias sólidas de prospecção de novos clientes para cada região. Além disso, o Maplist é capaz de fornecer dados de concentração de pessoas físicas de diferentes perfis/características também mapeados por região.

Mapeamento

O mapa é uma ferramenta que nos permite enxergar informações de forma muito mais complexa, com muito mais profundidade, mas ao mesmo tempo de forma rápida e fácil. O poder de análise da nossa mente é muito maior quando visualizamos os dados espacializados, não apenas por atribuirmos uma informação de localização à cada dado, mas também pelo simples fato desses dados estarem representados graficamente, tornando-os menos abstratos. 

Quando falamos de dados, praticamente não há limitação quanto a o que pode ser mapeado. Tudo que de certa forma pode ser localizado na superfície terrestre é passível de ser espacializado, desde dados de focos de doença, crimes, equipamentos urbanos, análises multitemporais, uso da terra, até mapeamento de Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal, nascentes, fragilidade ambiental, etc.

Uso da terra da área de interesse de um estudo para implantação de uma Estrada Parque